“… é importante garantir que a gestão da qualidade seja algo maior do que apenas a certificação ISO 9001 e que realmente ajude as organizações a alcançarem o sucesso a longo prazo.”
Nigel Croft (Chair ISO/TQC 176/SC2 – Quality Systems
A Norma ISO 9001:2015 é um padrão internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) eficaz em organizações de todos os tipos e tamanhos. Ela foi publicada pela International Organization for Standardization (ISO) e é uma das normas mais reconhecidas e amplamente adotadas em todo o mundo.
A ISO 9001:2015 substituiu a versão anterior, a ISO 9001:2008, e trouxe várias mudanças significativas na abordagem à gestão da qualidade. Algumas das principais características e elementos da norma ISO 9001:2015 incluem:
A certificação na ISO 9001:2015 é frequentemente buscada por organizações que desejam demonstrar seu compromisso com a qualidade e a melhoria contínua. A conformidade com essa norma pode resultar em uma maior confiança por parte dos clientes e parceiros comerciais, além de melhorar a eficiência e a eficácia dos processos internos.
É importante notar que a ISO 9001:2015 exige um compromisso contínuo com a melhoria da qualidade e a conformidade com os requisitos da norma, e as organizações certificadas são sujeitas a auditorias regulares para verificar sua conformidade. Portanto, a implementação eficaz do SGQ é um esforço contínuo que requer a participação de toda a organização.
A ISO 9001 estabelece critérios para um sistema de gestão da qualidade com o objetivo de garantir que uma organização seja capaz de fornecer produtos e serviços que atendam consistentemente aos requisitos dos clientes e regulatórios.
Os 10 itens auditáveis da norma são organizados em seções principais:
Contexto da Organização – Compreende a análise do contexto interno e externo, partes interessadas e o escopo do sistema de gestão da qualidade.
Liderança – Avalia o comprometimento da alta direção com a qualidade, o estabelecimento da política de qualidade e o papel das lideranças na organização.
Planejamento – Envolve o planejamento para atender aos objetivos da qualidade, abordando riscos, oportunidades e recursos necessários.
Apoio – Abrange a disponibilidade e a gestão de recursos (humanos, infraestrutura, ambiente de trabalho), competência, conscientização, comunicação e informações documentadas.
Operação – Trata do planejamento e controle das operações, desde a definição dos requisitos do cliente até a entrega final dos produtos e serviços, incluindo o controle de mudanças.
Avaliação de Desempenho – Engloba o monitoramento, medição, análise e avaliação de desempenho, satisfação do cliente e auditorias internas.
Melhoria – Avalia as ações para melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade, incluindo ações corretivas e oportunidades de melhoria.
Requisitos para Produtos e Serviços – Inclui os processos para garantir que os produtos e serviços atendam às necessidades dos clientes e aos requisitos aplicáveis.
Comunicação e Conscientização – Envolve a comunicação interna e externa e a conscientização dos colaboradores em relação aos objetivos de qualidade.
Documentação e Controle de Informações Documentadas – Assegura o controle adequado dos documentos e registros necessários para a implementação eficaz do sistema de gestão da qualidade.
Estes itens são auditáveis e fundamentais para assegurar a conformidade e a eficácia do sistema de gestão da qualidade segundo a ISO 9001.